Nós - Acampador - Eficiências sênior

Especialidade de acampador

CORRER

É um nó simples, feito numa extremidade e abrangendo a outra parte do próprio cabo. Fica, assim, feita uma volta, cuja extensão pode-se fazer varia, correndo o nó num sentido ou no outro. Usa-se-o, comumente, nos estais dos paus da barraca.

ESCOTA

Nó muito útil. Serve para unir cabos de diâmetros diferentes ou para unir uma alça a um chicote.Observe que o cabo mais fino é o que deve ser usado para fazer as voltas em torno da alça, que deve ser formada com o cabo mais grosso.




Este nó serve para unir dois cabos de diâmetros diferentes ou para prender um cabo numa volta ou argola.É o que usamos também para prender a bandeira na adriça.


OITO
Este nó é mais volumoso que o nó superior comum e muito mais fácil de ser desfeito, quando não for apertado demasiadamentre. É usado comumente sempre que queira criar uma protuberância numa corda, servindo perfeitamente quando se fizer necessária a fixação de uma corda em seu encaixe. Neste caso, o nó poderá ser empregado se não houver uma estaca ou outro local onde se amarra a corda.



BALSO PELO SEIO
É o nó dado em cabos   dobrados, de modo que fiquem duas alças   firmes, usado em casos de salvamento,   ficando as pontas do cabo livres para o trabalho de descer e guiar o paciente.


ARNEZ

É utilizado para fazer uma alça fixa no meio de uma corda (sem utilizar as pontas).Serve para fazer uma laçada no meio de um cabo de reboque, de maneira a não escorregar quando uma pessoa lhe meta o ombro para puxar ou aplicar seu peso. Útil para fazer estibos e alças para as mãos em uma corda de trepar.
Em técnicas verticais, por sua característica de torção da corda, também é utilizado para criar pondo de devio em uma ancoragem ou como lugar de ancoragem principal ou secundária, podendo sofrer tensão nos dois sentidos.


FIEL



Este nó é usado para amarrar uma corda sobre um ponto fixo, quando está previsto esforço (tensão) para ambos os lados do nó. Não deve ser usado se apenas uma parte for solicitada, porque assim este nó pode escorregar perigosamente.
É usado para prender um cabo num mastro, viga ou árvore e também para arrastar troncos ou peças pesadas. Quanto mais se pucha o cabo, mais ele aperta e segura. Observe, na figura, que a extremidade do cabo dá uma volta ( passando pelo cabo ) e é enrolada sobre ela mesma.


VOLTA DA RIBEIRA
é um nó muito útil, de feitio rápido e fácil de desamarrar. É utilizado para amarrar um chicote a um mastro, árvore ou barra, ficando mais apertado e firme à medida que se coloca peso. Uma vez que é feito por uma das pontas da corda (chicote), não é útil quando há necessidade de se recuperar o cabo após a descida, sendo neste caso utilizado o volta do salteador.

VOLTA REDONDA C/2 COTES

Este nó é bem útil. Serve para amarrar um cabo a um mastro ou verga e também a uma argola ou arganéu apertando-o. O importante é fazer o cabo dar duas voltas em torno do mastro para segurar bem apertado.




VOLTA DO SALTEADOR





Nó utilizado para descer de um tronco com um dos cabos e desamarrar o nó com a outra ponta do cabo.
Também conhecido como Nó de evasão ou Volta pelo seio. Usada para descer de um ponto mais alto podendo recolher a corda ao término da descida. Feita pelo seio do cabo. Forma uma ponta fixa e outra corrediça. No seu uso deve-se ter o cuidado para não colocar peso no lado corrediço da corda, ação que faria desmanchar o nó, provocando a queda o usuário.

Estágio probatório – sênior

LAIS DE GUIA

É certamente um dos tipos de nó mais úteis. É fácil de ser feito, é muito forte, não corre e não fica apertado sob tensão, sendo possível soltá-lo, se necessário.

Para fazer o lais de guia faz-se uma alça com o vivo da corda, passa-se a ponta da corda por dentro da alça, e, em seguida, por trás do vivo, voltando por dentro da alça e apertando o lais de guia que se formou.

Se o lais de guia for servir durante muito tempo ou se for feito com um cabo muito escorregadio ou liso, é aconselhável esganar-se o chicote no seio do nó.

CATAU

O nó catau permite encurtar temporariamente uma corda. Devemos fazer uma alça e deitá-la sobre o vivo da corda. Com o vivo da corda enlaçar a alça grande, passando a ponta por dentro da alcinha formada. Com o chicote da corda, proceder da mesma forma sobre a alça que ficou pendurada.

Se este nó for ficar em serviço por muito tempo, é preciso esganar as extremidades para impedir que o nó desmanche, se a tensão for aliviada.


AMARRA QUADRADA
A amarra quadrada serve para fixar dois bastões perpendicularmente.
Como fazer:

 1. Começamos a amarra, com o nó Fiel ou a Volta da Ribeira, sempre pela base, ou seja, aquela que suportará o peso da pioneiria.
 2. Nesta amarra devemos "trançar"o cabo com os bambús, formando o desenho de um quadrado, como na figura.
 3. É importante que a cada volta, passamos o cabo pela parte de dentro da amarra, para deixá-la mais firme.
 4. Finalmente, temos a parte do "arroxo"ou "enforcamento". Devemos passar o cabo por em torno da amarra.
 5. Finalizamos a amarra com um Fiel do lado oposto ao inicial.


Eficiência 1 – sênior

Serve para aproximar e unir duas varas que se encontram formando um ângulo agudo. é menos usada que a Amarra Quadrada, mas é muito utilizada na construção de cavaletes de ponte, pórticos etc. Para começar usa-se a Volta da Ribeira apertando fortemente as duas peças, dão-se três voltas redondas em torno das varas no sentido dos ângulos, e em seguida, mais três voltas no sentido dos ângulos suplementares, arrematando-se com um anel de duas ou três voltas entre as peças (enforcamento) e uma Volta de Fiel para encerrar. Pode-se também encerrar unido a ponta final a inicial com um nó direito. Serve para aproximar e unir duas varas que se encontram formando um ângulo agudo. É menos usada que a Amarra Quadrada, mas é muito utilizada na construção de cavaletes de ponte, pórticos etc. Para começar usa-se a Volta da Ribeira apertando fortemente as duas peças. Em seguida dão-se três voltas redondas em torno das varas no sentido dos ângulos, arrematando-se com um anel de duas ou três voltas entre as peças e uma Volta de Fiel para encerrar. Para unir duas varas em forma de X ou em diagonal.
A - Coloque duas varas na posição mostrada pela figura 1, formando um X. Mantenha-se nesta posição continuamente.
B - Comece com o nó volta do fiel com mostra na figura 2. Dê três ou quatro voltas em torno das forquilhas.
C - Dê três ou Quatro voltas em trono da varas, na direção oposta ao cruzamento. Puxe firme cada volta para que fique bem apertado.


Serve para unir duas varas colocadas paralelamente. Pode ser usada para apoiar ou até sustentar o outro bambu. Faz-se uma argola e dá-se voltas sobre ela e as duas varas como se estivesse falcaçando, terminando, também como uma falcaça, passando a ponta do cabo pela argola e puxando a outra extremidade para apertar. Finaliza-se com um nó direito unindo as duas extremidades.
A - Faça um nó volta do fiel em torno de uma vara.
B - Coloque a segunda vara paralela, fazendo com a outra extremidade da corda várias voltas paralelas até que ambas as varas estejam firmes.
C - Dê três voltas bem apertadas em torno da corda entre as varas, como se vê na figura, apertando bem cada volta.
D - Termine com o nó direito, volta do fiel ou fateixa.


Eficiência 2 – sênior
PESCADOR
Como o nome o indica, é o nó usado pelos pescadores para emendar suas linhas ou redes de pesca. Deve ser usado para unir cabos finos ou barbantes, pois é muito seguro. Serve também para unir dois cabos molhados ou escorregadios. Para fazê-lo, junte os dois cabos, lado a lado, com as extremidades em direções opostas. Dê um nó simples em uma extremidade, apanhando o corpo do outro cabo; abandone esse pedaço e faça trabalho idêntico do outro lado. Depois, puxe as partes fixas dos cabos, fazendo os nós se aproximarem e se adaptarem bem, um ao outro. Se isso não acontecer, você deve ter errado ao dar a volta de um dos nós. Observe maiores detalhes na figura.

ENFARDADOR
Nó utilizado para esticar um cabo. Prende um cabo a um estai (Ribeira) e em seguida, no outro estai, faz-se um S na corda  colocando a ponta do S virado para o lado onde foi feito a Ribeira, fazendo-o um cote, do outro lado, ficará com uma alça.    Pegue a ponta da corda e de uma volta   sobre a árvore, esticando-a e volte pela árvore dando no cabo vários cotes.

LAÇADA CORREDIÇA
Usada para esticar toldos ou barracas, pode ser regulado de acordo com a necessidade, este nó após o uso é muito difícil de desatar.

CADEIRA DE BOMBEIRO
É o nó feito com duas alças amplas, uma para atuar sob os braços e a outra por trás dos joelhos, ficando as pontas  dos cabos livres para os casos de salvamento, sobretudo de certa altura, em casos de incêndio.   O nó é reforçado por dois cotes laterais, para firmá-lo bem.



Outros nós importantes


DIREITO


É o nó usado para emendar cordas com o mesmo diâmetro. Neste nó, quando usadas cordas com diâmetros diferentes, ele se desfaz.

O nó direito é composto de duas meias - voltas passadas uma pela outra, a segunda sendo feita no sentido inverso ao da primeiro. Os dois chicotes voltam ao lugar paralelamente ao vivo de suas cordas, fazendo o nó parecer perfeitamente simétrico.
Dar uma primeira volta com o chicote em torno do ponto fixo, passando por baixo do vivo da corda; uma segunda vota por cima da primeira, passando a ponta do chicote sobre si. É preciso apertar este nó para alcançar o resultado adequado.

ASELHA

Formado com um nó superior na linha dobrada na curva. É um nó rápido e simples, completamente seguro e sua laçada serve como uma funda, utilizado quando se quer içar um fardo.

FATEIXA
É o nó que se faz para firmar um cabo em uma barra, num arganéu, para amarrações firmes, ou para prender  a fateixa, que é âncora pequena   como argola. O nó consiste em uma volta redonda com cotes, passando   o primeiro por uma volta, para não apertar.



FIEL DUPLO
É usado em lugar da simples volta de fiel e para amarrar cabos de retenção e espias.


MORINGA
Um nó especial para amarrar nos gargalos de garrafas ou jarros, de grande utilidade. É seguro e resistente. Para executá-lo, acompanhe os diagramas com atenção, pois embora pareça um pouco complicado, na verdade é muito simples.
Faça uma laçada com dois meios nós e em seguida puxe a duas partes interiores, cruzando-as. Sem deixar que as posições se modifiquem, puxe a parte inferior da laçada, passando-a pela direção da seta. Ao se executar o movimento anterior, duas outras laçadas se formarão na frente e atrás da laçada central. Vire estas duas laçadas para baixo. Introduza o gargalo do jarro ou garrafas no interior do nó e puxe as duas pontas e a laçada, ajustando-o corretamente.

NÓ DE FRADE

Nó utilizado para criar um tensor na corda, servindo para parar uma roldana, ou como   escada ou até mesmo em transmissão de morse.




VOLTA DO BARRIL

Um nó volta do barril é um  de feitio rápido para formar uma alça para o transporte de balde ou barril. Não é um nó fixo, ao se aliviar a tensão do cabo o nó se desfaz por si.


Falcaça é um trabalho com cordas usado para evitar que as pontas de cordas grossas ou cabos se desfiem. É feita com um barbante fino e, no final, as pontas do barbante não devem aparecer. Há várias maneiras de falcaçar um cabo.