Especialidades - Desportos


Especialidades - Desportos

Le Parkour
1 - Contar a história da prática do Le Parkour, seus fundamentos, criador, objetivos, diferença entre o Parkour e o free running e outros pontos ao seu examinador.
2 - Explicar e demonstrar a importância do aquecimento antes de uma prática física.
3 - Demonstrar que tem conhecimento das roupas adequadas para a prática de Le Parkour.
4 - Ter conhecimento de como tratar e aplicar os primeiros socorros as principais lesões da prática de Le Parkour, como escoriações, fraturas, entorses e demais variações de trauma por acidente ou fadiga.
5 - Demonstrar conhecimento dos movimentos básicos da modalidade, além de dois movimentos combinados ou de maior complexidade.
6 - Fazer um percurso de no mínimo 2.000 m em 10 min, com diferentes níveis de dificuldade, de preferência nas redondezas da sua unidade escoteira local.
7 - Demonstrar de forma prática possuir habilidade sobre os diferentes tipos de aterrissagem e amortização de quedas.
8 - Orientar, planejar, capacitar e executar em sua seção uma atividade onde exista um percurso de no mínimo 1.400 m, com obstáculos de diferentes níveis.
9 - Preparar um vídeo da seção, com convidados, fazendo Parkour, divulgando na internet e objetivando a divulgação da seção escoteira local.


Gamão
1 - Demonstrar conhecimento sobre: objetivo do jogo, posição inicial, movimentação normal e com dados duplos, captura e retirada das pedras.
2 - Demonstrar conhecimento sobre: cubo de duplicar, cubo beaver e cubo racoon.
3 - Demonstrar conhecimento sobre: regra de Crawford, regra de Jacoby, desistência, vitória simples, por gamão ou por gamão triplo.
4 - Demonstrar que conhece algumas estratégias do jogo, com base no uso das probabilidades e na contagem de distância.
5 - Demonstrar que conhece pelo menos duas variações do jogo.
6 - Conhecer as normas gerais de comportamento utilizadas durante as partidas.
7 - Vencer três partidas de cinco pontos cada, contra adversários escolhidos pelo seu examinador.
8 - Confeccionar um tabuleiro de gamão.
9 - Ensinar as regras do jogo e organizar um torneio para no mínimo oito membros de sua Unidade Escoteiro Local, com partidas de três pontos, responsabilizando-se pela definição prévia das regras, pela montagem da tabela e pelo registro das partidas.

Futebol
1 - Apresentar para a seção a história do futebol brasileiro: de campo e salão, citando seus principais títulos.
2 - Escrever uma breve biografia sobre um jogador de futebol que você considere relevante.
3 - Demonstrar conhecer os principais esquemas táticos e comentá-los.
4 - Explicar as regras básicas de futebol de campo e salão, tais como impedimento, tiro de meta, escanteio, lateral e cartões.
5 - Assistir uma partida de futebol com o examinador e explicar durante o jogo os nomes e funções das posições dos jogadores em quadra e em campo.
6 - Demonstrar conhecer pelo menos três tipos de dribles e passes.
7 - Assistir a um jogo de futebol televisionado, fazer anotações, e nos intervalos fazer um retrospecto dos melhores lances. E assistir a um jogo em um estádio, apresentando um relatório no término.
8 - Fazer uma visita a um estádio de futebol em um dia que não haja jogo e conhecer suas dependências.
9 - Explicar as regras de segurança ao assistir a uma partida de futebol em um estádio, e o que fazer para evitar confusões e tumultos, dar sua opinião sobre o que os torcedores devem fazer para promover a paz nos estádios.
10 - Organizar um torneio de futebol, na modalidade de sua preferência, entre sua tropa ou alcatéia, outros grupos escoteiros e convidados, com no mínimo quatro times.
11 - Atuar como árbitro em um jogo de futebol de campo e um de salão.
12 - Conhecer pelo menos dois sistemas de pontuação de campeonatos regionais e nacionais.


Escalada
1 - Conceituar os segmentos da escalada clássica, esportiva, boulder e muro.
2 - Dsitinguir escalada livre da escalada artificial.
3 - Relacionar 10 palavras típicas do vocabulário da escalada e respectivos significados.
4 - Conhecer e dominar o uso técnico dos seguintes equipamentos: cadeirinha, spatilha, capacete, aparelho de segurança tipo manual e travamento auto blocante, mosquetão, costura e fita tubular.
5 - Relatar os aspectos da física aplicada a escalada relativo às ancoragens e ao fator de queda.
6 - Relatar as características da corda dinâmica em sua estrutura, funcionalidade e período de vida útil.
7 - Pesquisar sobre o uso dos equipamentos de proteção móveis e fixos, e apresentar à sua patrulha após analisado pelo examinador.
8 - Realizar uma escalada em rocha com no mínimo duas cordadas, podendo ser em móvel ou mista.
9 - Compreender e explicar à patrulha, a graduação de dificuldade de vias de escalada em rocha.
10 - Programar e coordenar atividade de escalada, montando ancoragem em "top rope" para segurança na escalada, a ser executada preferencialmente para a patrulha, sob supervisão do examinador.
11 - Citar três formas de impactos ambientais possíveis de ocorrer numa via de escalada e como evitá-los ou minimizá-los.
12 - Demonstrar compreensão da gestão de riscos em: eminência de chuva, pedras soltas e abelhas, ambos supostamente durante a prática da escalada.
13 - Realizar, após a ascensão, descida da parede em segurança, com o emprego da técnica de rappel auto-blocado.
14 - Relatar algum programa ou projeto proposto pela CBME ( Confedereção Brasileira de Montanhismo e Escalada ), relatando-o em detalhes ao examinador.
15 - Executar com qualidade, o nó oito duplo, oito costurado, nó de fita, nó UIAA, compreendendo suas aplicações.


Corrida de Rua
Pré-Requisitos - Participar de ao menos duas corridas, sendo: até 1 Km para o nível 1; percurso de 4 Km para o nível 2 e corrida com percurso de 06 a 10 Km para o nível 3
1 - Apresentar para a sua seção a história da modalidade, os maiores Maratonistas da atualidade e a história do Etíope Abebe Bikila.
2 - Conhecer o seu tipo de pisada, e descrever cada uma das existentes: neutro, pronada ou supinada.
3 - Explicar para o examinador a diferença entre corrida de curta distância, meio-fundo e fundo.
4 - Explicar ao examinador pelo menos 4 benefícios da prática de corrida.
5 - Relatar a importância da hidratação em provas.
6 - Explanar para o examinador sobre a importância de uma alimentação equilibrada, a ingestão de carboidratos e a preferência por alimentos de fácil digestão antes das provas.
7 - Fazer a apresentação para a sua seção, mostrando a importância do aquecimento antes de uma corrida e da desaceleração e do alongamento ao final de uma prova.
8 - Demonstrar conhecimento sobre as lesões mais comuns.
9 - Conhecer uma associação de Corredores de Rua de seu Estado.
10 - Conhecer as maiores corridas de Rua de seu país.
11 - Demonstrar conhecimento sobre o World Major Marathon Series, as cinco maiores Maratonas do mundo.
12 - Assistir uma prova com percurso igual ou superior a 10 Km, fazendo um relatório de suas impressões ao examinador.


Capoeira
Pré-Requisito - Participar de um Grupo de Capoeira por um período mínimo de um ano para o Nível 1, dois anos para o Nível 2 e três anos para o nível 3
1 - Explicar as diferenças entre os estilos de capoeira, Angola e Regional.
2 - Contar a origem histórica da Capoeira através de uma palestra para jovens da mesma faixa etária.
3 - Demonstrar que sabe tocar os instrumentos musicais da Capoeira (berimbau e pandeiro) e opcionais (agogô, reco-reco e atabaque).
4 - Cantar três musicas de Capoeira.
5 - Demonstrar movimentos básicos da Capoeira (ginga, meia- lua, benção, esquivas, etc.
6 - Convidar seu grupo de Capoeira para realizar uma roda no seu Grupo Escoteiro e demonstrar seu jogo na mesma.


Arco e Flecha
1 - Elaborar um trabalho escrito sobre Arco e Flecha, citando sua origem, evolução histórica e características.
2 - Apresentar para a Seção um trabalho sobre regulamentação da prática do Arco e Flecha como atividade esportiva.
3 - Demonstrar todos os tipos de Arcos, tipos de Flechas, tipos de pontas e tipos de Competição.
4 - Demonstrar conhecimento sobre ancoragem, postura, nomenclatura e medidas envolvidas no esporte.
5 - Ter conhecimento das regras de segurança para manejar um Arco e Flecha.
6 - Explicar o que faz a Associação Nacional e Internacional de Arco e Flecha e o tipo de competições desse esporte.
7 - Ter conhecimento prático de Arco e Flecha mediante Curso de tiro com Arco e Flecha, com prática mínima de 6h. Este item é obrigatório para qualquer nível onde se conquiste itens que vão além da teoria fazendo uso do Arco e Flecha.
8 - Participar de uma prova simulada de tiro de Arco e Flecha com pontuação mínima: sendo 50% das flechas pontuando a 10 metros - Alvo FITA ou IFAA e 30% das flechas pontuando a 15 metros - Alvo FITA ou IFAA. Esse item só poderá ser efetuado, após Curso de Tiro com uso do Arco e Flecha conforme item 07.
9 - Participar de prova com monitoramento de Juiz habilitado, item esse que só poderá ser efetuado mediante participação anterior em uma Competição de Tiro de Arco e Flecha conforme item 08.


Triatlo
1 - Apresentar para a Seção uma pesquisa sobre a história do Triatlo.
2 - Relatar as normas e distâncias oficiais do Triatlo.
3 - Montar um painel ( texto, fotos, etc ) sobre as categorias oficiais do Aquatlo, do Duatlo e do Triatlo a apresentar para o Grupo.
4 - Realizar a sequência: 50 m de natação, 800 m de ciclismo e 400 m de corrida.
5 - Realizar a sequência: 100 m de natação, 2 km de ciclismo e 600 m de corrida.
6 - Realizar a sequência: 250 m de natação, 5 km de ciclismo e 1 km m de corrida.
ATENÇÃO: Os itens 4, 5 e 6 só poderão ser realizados com: autorização médica, utilização de todos os equipamentos de segurança necessários e supervisão de um profissional de educação física com registro no CREF.


Tênis
Pré-Requisitos: Praticar o esporte por mais de seis meses para o nível 1, um ano para o nível 2 e dois anos para o nível 3.
1 - Demonstrar conhecimento da história do tênis, a origem e evolução.
2 - Demonstrar como é feita a classificação da ATP e quais são os primeiros colocados na atualidade e a melhor colocação dos brasileiros do gênero masculino e feminino no ranking.
3 - Relatar as regras do Tênis.
4 - Explicar como funciona a pontuação dos jogos.
5 - Ter participado de pelo menos duas competições.
6 - Dominar as terminologias ( palavras ) usadas no esporte.
7 - Demonstrar que conhece os fundamentos básicos do tênis.
8 - Dominar as táticas do jogo de tênis, o código de conduta e o código de tempo.
9 - Organizar uma atividade para a alcatéia ou tropa com o objetivo de ensinar um pouco do esporte.


Técnicas Verticais
1 - Fazer os seguintes nós e suas aplicações: nó de fita, oito duplo, pescador duplo, prussik, fiel.
2 - Exibir para a patrulha e explicar o uso dos principais equipamentos próprios para a prática de descida e subida por cordas, com finalidade de lazer.
3 - Conhecer as caracteristicas das cordas estáticas em sua durabilidade, resistência, funcionalidade e confecção.
4 - Demonstrar capacidade técnica para transpor um nó de junção de cordas, estando no mínimo a nove metros de altura.
5 - Montar ancoragem principal e reserva, e coordenar e orientar a descida em rapel dos elementos da patrulha com altura mínima de 15 metros, supervisionado pelo examinador ou adulto conhecedor das técnicas de segurança.
6 - Realizar rapel auto-blocável com altura mínima de 15 metros, com emprego de aparelho de descida não automático, montando pelo menos um desvio e um fracionamento.
7 - Subir no mínimo 15 metros de altura por cordas, utilizando técnica apropriada e segura.
8 - Realizar uma apresentação por patrulha, sobre a gestão de riscos do uso de equipamentos e técnicas empregadas nas atividades em alturas com cordas.
9 - Demonstrar conhecimento de Física aplicada ao sistema e aos pontos de ancoragem.
10 - Apresentar ao examinador fotos de impactos ambientais, causados pela atividade de rapel praticado na natureza, expondo argumentos de boas práticas neste contexto.
11 - Executar manobra de retirada de vítima, pendurada em corda, estando a no mínimo seis metros do chão.
12 - Ter montado as ancoragens e descido em rapel, pelo menos em três cachoeiras diferentes.

Skateboard
Pré-Requisitos: Executar as manobras para os níveis a seguir: Nível 1) três manobras na BASE; Nível 2) seis manobras, sendo três na BASE e três em FAKIE; Nível 3) nove manobras, sendo três na BASE, três em FAKIE e três em SWITCH ou NOLLIE.
1 - Contar para a sua seção a Origem e a história do Skate.
2 - Reconhecer o sentido e as direções de cada pista, afim de usá-la corretamente, tirando total proveito da mesma ( essa é essencial para a segurança do esporte).
3 - Dominar o skateboard nos mais diversos tipos de piso ( asfalto, cimento, calçadas irregulares)
4 - Relatar as diversas modalidades de skate.
5 - Demonstrar como se realiza a manutenção correta do skate, conhecendo o nome das peças e acessórios que compõe o skete, bem como as respectivas ferramentas necessárias para a manutenção do mesmo.
6 - Mostrar aos membros de sua seção as 4 bases do skate.
7 - Promover uma demonstração de skateboard para a seção. E, ensinar, no mínimo, três manobras para uma matilha ou patrulha.
8 - Demonstrar e montar o skate em tempo hábil.
9 - Demonstrar os tipos de alongamentos principais para andar de skate ( importante para a segurança e evitar fraturas, torções e contusões).
10 - Explicar os tipos de acaliações nas competições locais ( para pontuação)
11 - Apresentar para a sua seção a importância do Skate como atividade física e sua importância na qualidade de vida e a sua motivação para a escolha deste esporte.
12 - Possuir os itens 3, 4, 6 e 13 da especialidade de Primeiros Socorros.

Artes Marciais
1- Conhecer a origem de uma Arte Marcial de sua livre escolha, seu desenvolvimento histórico e filosófico.
2- Conhecer as regras mais comuns que regem as competições da arte marcial escolhida.
3- Estar praticando a arte marcial escolhida há mais de 6 meses, e demonstrar conhecimento dos fundamentos básicos de sua graduação, incluindo bases, golpes, defesas e formas.
4- Fazer uma demonstração da arte marcial escolhida diante da sua Seção apresentando, com a participação de outro praticante, seu uso como defesa pessoal e identificando a contribuição da prática dessa arte marcial na sua formação pessoal.
5- Participar de, no mínimo, três competições da arte marcial escolhida, promovidas por entidades oficiais (Confederação, Federação, Liga, Órgãos de Governo, Fundações Municipais de Esporte, etc.).
6- Possuir a graduação mínima equivalente a 1o. Kyu (faixa marrom) na arte marcial escolhida.

Canoagem
1- Conhecer os tipos de canoas e suas origens
2- Saber preparar uma canoa para esporte e passeio
3- Conhecer as regras e equipamentos de segurança para o esporte
4- Saber efetuar manobras, embarque e desembarque
5- Planejar uma excursão com outros canoistas, em mar ou rio
6- Participar de uma competição ou demonstrar ao examinador habilidade e resistência para um trajeto de 5 Km. 

Ciclismo
1- Ter conhecimento sobre a mecânica das bicicletas.
2- Conhecer as regras de segurança e o Código de Trânsito para ciclistas, tanto na cidade como no campo.
3- Participar de uma competição de ciclismo, de qualquer modalidade (montanhismo, velocidade, acrobacia, etc.), promovida por entidade oficial (Confederação, Federação, Liga, Órgãos de Governo, Fundações Municipais de Esporte, etc.).
4- Saber realizar pequenos consertos e regulagens na sua bicicleta, tais como: ajustar correntes e freios, regular câmbio, centrar rodas, substituir raios (varões), trocar pneus e câmaras, etc.
5- Apresentar a sua Seção uma palestra ilustrada sobre os equipamentos e acessórios de segurança previsto no Código de Trânsito.
6- Organizar uma atividade ciclística para sua Seção, levando em conta os aspectos de segurança, escolha dos percursos, equipamentos e acessórios obrigatórios, material e equipamento de primeiros socorros, etc.

Corrida de Orientação
1- Citar as modalidades de orientação.
2- Conhecer as regras básicas dos campeonatos de orientação.
3- Saber usar o prisma, o mapa e a bússola.
4- Estar filiado a um clube ou federação.
5- Ter participado de competições oficiais.
6- Conhecer a regra sobre consciência ecológica.
7- Conhecer a simbologia usada nos mapas.
8- Conhecer o uniforme e material usado em competições.
9- Apresentar para o G.E. um resumo sobre o esporte.
10- Montar uma pista azimute distância para o seu Grupo com utilização de prismas.
11- Organizar uma competição que envolva três Grupos Escoteiros ou mais.
12- Montar ou integrar uma equipe de membros do movimento escoteiro (selecionando, treinando) para participar de uma competição oficial.

Estudos Desportivos
1- Elaborar um trabalho sobre os Jogos Olímpicos, contendo sua origem, história e evolução, destacando seus principais momentos.
2- Escolher um esporte individual e demonstrar que conhece sua origem, regras e equipamentos, citando os atuais recordistas em âmbito estadual, nacional e mundial.
3- Escolher um esporte coletivo e demonstrar que conhece sua origem, regras, medidas do campo de jogo e sistema de pontuação, citando os atuais campeões no âmbito estadual, nacional e mundial.
4- Explicar os benefícios à saúde, física e mental, proporcionados pela prática constante de esporte, sabendo identificar os riscos e prejuízos das ações inadequadas, tais como dopping, excessos, etc.
5- Realizar uma sessão de treinamento – físico, técnico e tático – de um esporte coletivo de sua livre escolha, para membros de sua Seção.
6- Demonstrar conhecimentos sobre os diferentes tipos de tabelas para organizar campeonatos, incluindo eliminatórias e rodízios em suas diferentes formas e para número variado de participantes.
7- Conhecer a estrutura da organização nacional de um esporte de sua livre escolha, identificando os diferentes níveis, os órgãos e suas competências.
8- Elaborar e manter um álbum com fotos e reportagens sobre um esporte de sua livre escolha, durante um período mínimo de três meses.
9- Montar um trabalho com a história de pelo menos dez personalidades do esporte nacional, destacando suas características e conquistas.

Excursões
1- Conhecer o material individual necessário para os diferentes tipo de excursões, de acordo com o programa da atividade (acampamento, acantonamento, volante, fixa, etc.), e saber arrumá-lo em sua mochila.
2- Ter participado de pelo menos 3 excursões com sua Seção, de dois tipos distintos e em locais diferentes, realizadas a pé.
3- Ter conhecimento de primeiros socorros, sabendo agir em casos de acidentes e resgates e sabendo organizar o material de socorro para cada tipo de excursão.
4- Saber preparar o equipamento (segurança, alimentação, etc.) para diferentes tipos de excursão, acondicionando-o em sua mochila ou bornais.
5- Participar, pelo menos, de 5 excursões, diferentes do item 2, utilizando diferentes tipos de deslocamento (a pé, de bicicleta, embarcado, etc.).
6- Demonstrar, de forma prática, a correta utilização de mapa e bússola.
7- Elaborar um esquema de segurança para uma excursão, levando em conta o número de participantes, a região e o terreno, orientando a Seção sobre os procedimentos a serem adotados individual e coletivamente.
8- Organizar uma excursão para sua Seção, incumbindo-se da escolha do local e da forma de deslocamento, adotando as medidas de segurança necessárias.
9- Ter noções de rádio comunicação HT, sabendo informar ao médico ou à equipe de socorro sua localização e os dados essenciais, em caso de acidente. 

Ginástica
1- Demonstrar conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia, descrevendo o sistema cárdio- pulmonar e o mecanismo de contração muscular, citando a função dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos.
2- Saber verificar a freqüência cardíaca, no processo de exercício, identificando a faixa de treinamento e os sinais de risco.
3- Conhecer as funções dos alimentos. identificando os diferentes grupos, vitaminas e sais minerais, e ser capaz de descrever as necessidades normais de uma pessoa.
4- Praticar, durante um período mínimo de seis meses, de forma programada e constante, algum tipo de ginástica (musculação, aeróbica, hidroginástica, ginástica olímpica, rítmica, etc.)
5- Manter atualizado, durante o período mínimo de dois meses, os registros do seu programa pessoal de saúde, incluindo os dados diários de peso, calorias ingeridas, horas de sono e atividades físicas realizadas, e as medidas semanais de altura e massa muscular (perímetro de bíceps, cintura, peito, etc.).
6- Elaborar um programa de exercícios físicos para alguém da sua idade, para ser desenvolvido durante seis meses.
7- Elaborar trabalho escrito e ilustrado sobre ginástica, incluindo sua origem, evolução histórica e citando um mínimo de cinco modalidades atuais, com suas características.
8- Ser aprovado em exame médico para a prática de exercícios, e correr uma distância de 2.400 metros em 12 minutos.
9- Demostrar conhecimento de três testes de aptidão física, identificando suas características e funções.

Hipismo
1- Demonstrar que conhece os cuidados e o tratamento de um cavalo, incluindo limpeza e alimentação.
2- Conhecer as principais doenças e epidemias que atingem os cavalos e como evitá-las, bem como os cuidados rotineiros com a saúde do animal.
3- Citar, em trabalho escrito e ilustrado, as características e origem de pelo menos três raças de cavalos.
4- Demonstrar que sabe aparelhar convenientemente um cavalo.
5- Conhecer, em linhas gerais, a história do hipismo e as características das competições.
6- Saber montar, desmontar e cavalgar nos três andamentos (Passo, trote e galope).
7- Saltar um cavalete com 30 cm de altura.
8- Fazer um percurso clássico de obstáculos com dimensões mínimas de 1,10m de altura por 1,20m de largura.
9- Ter conhecimento da anatomia do cavalo e assistir à ferragem de um animal.

Hipismo Rural
1- Demonstrar que sabe aparelhar convenientemente um animal.
2- Fazer um percurso na prova dos três tambores.
3- Fazer um percurso na prova dos Balizas.
4- Demonstrar como apartar um lote de bezerros.
5- Citar, em trabalhos escrito e ilustrado, as características de duas raças de cavalos mais utilizadas no hipismo rural, bem como sua origem e seu uso no mesmo.
6- Relatar três doenças que mais atingem os eqüinos, indicando seus tratamentos.
7- Saber montar, desmontar e cavalgar nos três andamentos (passo, trote e galope).
8- Demonstrar que conhece os cuidados no trato de um cavalo, incluindo limpeza e alimentação.
9- Em montaria, laçar um bezerro solto em uma arena.

Mergulho Autônomo Amador
1- Saber nadar e ser aprovado em exame médico para mergulhador.
2- Ser aprovado em curso de mergulho autônomo amador, teórico e prático, ministrado por escola afiliada a CBPDS Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos.
3- Conhecer a legislação brasileira que regulamenta a prática de mergulho autônomo, e saber explicar as diferenças entre amador e profissional.
4- Elaborar um trabalho escrito sobre mergulho autônomo, citando sua origem, evolução histórica e características, física aplicada ao mergulho, fisiologia, acidentes possíveis e tabelas de mergulho.
5- Fazer umas exposição fotográfica sobre a fauna e a flora subaquática, o mergulho no meio ambiente, o mergulho no meio científico e o mergulho turístico.
6- Ser aprovado em curso de aperfeiçoamento tipo: mergulho noturno, orientação subaquática, mergulho em naufrágio, foto e vídeo subaquático, mergulho profundo, busca e resgate, biologia marinha e arqueologia. 

Mergulho Livre
1- Saber nadar e ser aprovado em exame médico para mergulhador.
2- Ser aprovado em curso de mergulho livre, teórico e prático ministrado pela CBPDS Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos.
3- Conhecer a legislação brasileira que regulamenta a prática de mergulho livre e saber explicar as características da pesca submarina.
4- Elaborar trabalho escrito sobre mergulho livre, citando sua origem, evolução histórica e características, incluindo dados sobre física aplicada, fisiologia e acidentes, contribuição do mergulho livre ao meio ambiente e à sociedade.
5- Participar, como mergulhador, de uma atividade de cultivo marinho ou limpeza (educação ambiental).
6- Executar um levantamento fotográfico subaquático, em área de sua escolha, e organizar uma exposição com suas fotos.

Montanhismo
1- Conhecer as modalidades de escalada e montanhismo, apresentando m trabalho ao seu examinador.
2- Conhecer os equipamentos necessários para a realização das seguintes atividades: escaladas técnicas em paredões artificiais, escaladas naturais, travessias de canyons, atividades de montanha.
3- Demonstrar conhecimentos sobre as regras e equipamentos de segurança nas diferentes modalidades de montanhismo e escaladas.
4- Participar de pelo menos três atividades ligadas a montanhismo e escalada, tais como rapel, pista de cordas, escaladas técnicas em paredes, etc.
5- Realizar, com supervisão direta do examinador, uma atividade de rapel com sua Seção.
6- Ter noções de rádio comunicação HT.
7- Participar de pelo menos três conquistas a cumes em sua região, com altura mínima de 500 metros.
8- Apresentar um projeto detalhado referente a uma expedição para a conquista de uma cume de pelo menos 1500 metros, especificando materiais e recursos necessários, treinamento, alimentação, transporte, etc.
9- Apresentar a sua Seção um trabalho audiovisual sobre três montanhas situadas na América.

Mountain Bike
1- Dominar a Mountain Bike, mostrando destreza em diferentes relevos e situações.
2- Fazer um trabalho sobre equipamento de segurança para provas de Mountain Bike e sua importância.
3- Participar de competição oficial de Mountain Bike (Cross Country, Trip Trail, Maratona, Dow Hill).
4- Montar um calendário com as principais competições de Mountain Bike a nível regional, estadual e nacional.
5- Fazer um passeio de Mountain Bike com outros membros do Grupo Escoteiro num percurso superior a 50 Km.
6- Conhecer os nomes das peças e acessórios que compõe uma Mountain Bike.
7- Apresentar ao Grupo Escoteiro a importância do uso da Mountain Bike como atividade física, esporte, qualidade de vida e contato com a natureza.
8- Participar da organização de uma prova de Mountain Bike (Cross Country, Trip Trail, Maratona, Dow Hill).
9- Desmontar, engraxar e montar novamente uma Mountain Bike.

Natação
1- Saber dar um mergulho perfeito da borda de ma piscina.
2- Saber boiar de costas por um período mínimo de um minuto, sem bater pés ou mãos.
3- Saber nadar 50m, em qualquer estilo, sem parada.
4- Nadar 50m, vestido com calça, camisa e meias.
5- Buscar um objeto submerso em uma piscina com profundidade mínima de 3m.
6- Demonstrar, de forma prática, conhecimento de salvamentos e técnicas de recuperação de afogados, descrevendo as regras de segurança para os banhos.
7- Despir-se das roupas (calça, camisa e meias), dentro de uma piscina sem encostar os pés no fundo, em menos de um minuto.
8- Atravessar uma piscina submerso, numa distância mínima de 6m.
9- Nadar 100m em cada estilo (crawl, costas, peito e borboleta).
10- Nadar 800m em cada estilo.
11- Mergulhar de uma prancha colocada a uma altura mínima de 3m da superfície da água.
12- Rebocar outro nadador, em percurso mínimo de 15m. 

Patinação
1- Demonstrar o uso de um tipo de patins a sua escolha, utilizando equipamentos de proteção e enumerando as regras de segurança específicas.
2- Conhecer as partes de um patins de sua livre escolha e demonstrar como proceder para a sua perfeita manutenção.
3- Demonstrar habilidade para patinar, em área livre, usando patins de sua livre escolha.
4- Ser capaz de realizar, sobre patins de usa livre escolha, os movimentos solicitados pelo examinador.
5- Realizar uma apresentação simples de uso de patins para a sua Seção, explicando os movimentos e os diferentes graus de dificuldade.
6- Ensinar 4 membros de sua Seção a patinar, num período máximo de dois meses.
7- Conhecer o regulamento de uma competição de patinação artística de sua livre escolha, sendo capaz de executar alguns movimentos básicos.
8- Demonstrar conhecimento das regras de Hóquei sobre patins (rodas ou gelo), e ser capaz de executar alguns movimentos básicos desse esporte.
9- Elaborar trabalho sobre a patinação, incluindo as diferentes modalidades, suas origens, evolução histórica e prática como esporte. 

Pesca
1- Fazer trabalho ilustrado sobre os principais tipos de peixes brasileiros, de água doce e salgada.
2- Demostrar conhecimento sobre os períodos de pesca, períodos de defesa e tipos de pesca proibida, citando o tamanho mínimo permitido para pesca de três tipos de peixe de sua livre escolha.
3- Demonstrar conhecimento das regras de segurança no uso de equipamentos de pesca e na pesca em embarcação.
4- Saber montar e desmontar um molinete ou carretilha, efetuando sua manutenção.
5- Saber preparar equipamento para pesca de arremesso, incluindo vara, molinete ou carretilha, linha, empates e anzóis e chumbadas apropriadas.
6- Saber arremessar sua vara, atingindo diferentes pontos (distancias e direções) indicados por seu examinador, em mar, lagoa ou rio.
7- Demonstrar conhecimento sobre cinco diferentes tipos de isca, para água doce e/ou salgada, a utilização da isca adequada para tipos específicos de peixe e a forma correta de fixá-las ao anzol.
8- Participar de uma pescaria, apanhar, limpar e preparar uma refeição para duas pessoas, à base de peixe.
9- Manter, durante seis meses, um registro satisfatório de suas experiências de pescaria, com detalhes de datas, horários, condições do tempo, locais, marés (se for o caso), equipamento usado, iscas e quantidades de pescado (número de exemplares e peso total).

Prática Desportiva
1- Citar, em trabalho escrito, as características das diferentes modalidades de atletismo, incluindo, no mínimo, duas provas de corrida, duas de salto e duas de arremesso.
2- Demonstrar, em local próprio, os fundamentos básicos de duas diferentes provas de corrida, duas de salto e duas de arremesso.
3- Participar de três competições desportivas, em esporte de sua livre escolha, promovidas por entidades oficiais (Confederação, Federação, Liga, Órgãos de Governo, Fundações Municipais de Esporte, etc.)
4- Apresentar a sua Seção uma palestra ilustrada sobre natação, citando as características das diferentes provas, incluindo técnica e regras.
5- Demonstrar, em local próprio, as características de um estilo de natação, incluindo largada, braçadas, respiração e virada.
6- Formar e orientar tecnicamente, em sua Seção, uma equipe para competir em qualquer esporte, participando, em período de seis meses, de pelo menos seis jogos contra equipes de faixa etária equivalente.
7- Organizar uma competição esportiva para a sua Seção e/ou Seções do mesmo Ramo convidadas, para um mínimo de 4 equipes, responsabilizando-se pela obtenção de recursos materiais e humanos, montagem de tabelas, cerimonias de abertura e encerramento, etc.
8- Demonstrar, utilizando os recursos adequados, os fundamentos de dois esportes coletivos de sua livre escolha.
9- Atuar como árbitro de uma partida de qualquer esporte coletivo, realizada dentro das condições previstas pelas regras oficiais (quadra, bola, uniformes, etc.).

Vela
1- Reconhecer oito diferentes tipos de embarcações locais e de barcos a vela.
2- Apontar e dar o nome das partes e o uso das velas, o massame fixo e o de laborar, mastros e vergas, de um tipo de embarcação a vela.
3- Navegar em um barco a vela, sabendo: virar de bordo, içar os panos, rizar, dar velas, colher as velas, seguir uma direção ou encostar, qualquer que seja a posição do vento, ancorar corretamente, navegar em bolina cochada e amarrar-se a uma bóia.
4- Compreender o uso de uma âncora de mar e pertencer à guarnição de um barco a vela e navegar um total de quatro horas em rodízio nas funções de proeiro e marinheiro.
5- Mostrar como deixar um barco a vela com toda a palamenta arrumada corretamente, saber "largar" a âncora e calcular o comprimento da amarra a ser utilizada.
6- Saber as regras para evitar abalroamento no mar, citando o RIPEAM e explicando-as por meio de desenhos.
7- Saber a maneira correta de arrumar o pessoal e a carga numa embarcação, de modo a compensá-la convenientemente.
8- Saber atirar de uma embarcação um cabo pesado para reboque e saber dar e receber reboque, bem como os sinais de comunicação em regatas, para preparação, largada, etc.
9- Conhecer as regras de segurança aplicáveis à navegação a vela e o conteúdo similar para um "veleiro amador". 

Xadrez
1- Demonstrar conhecimento da história do xadrez, sua origem e evolução.
2- Conhecer os principais enxadristas do mundo, na atualidade.
3- Conhecer e apresentar um trabalho sobre "As leis do Xadrez".
4- Ensinar, no mínimo, 5 membros da sua Seção a jogar xadrez.
5- Demonstrar que sabe 'rocar', o que é roque maior e menor, os casos de empate e promoção de peão.
6- Demonstrar conhecimento sobre aberturas, defesas, desenvolvimento e finais.
7- Organizar um torneio de xadrez em sua Seção, com pelo menos seis participantes, responsabilizando-se pela montagem de tabela e pelo registro das partidas.
8- Ter participado de, no mínimo, dois torneios promovidos por entidades oficiais (Confederação, Federação, Liga, Órgão de Governo, Fundações Municipais de Esporte, etc.).
9- Jogar, simultaneamente e com bom desempenho, contra três adversários escolhidos pelo seu examinador.